terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Haverá vida fora dos centros comerciais?


Somos alunos da Escola Secundária Miguel Torga e escolhemos o tema «Consumismo» para trabalhar no âmbito da disciplina de área de projecto, pois é um problema que afecta, cada vez mais, a nossa sociedade e que nos preocupa. Pretendemos, com o trabalho que vamos desenvolver ao longo do ano, alertar o maior número de pessoas na comunidade escolar para esta temática.

Consumo é o acto de aquisição de um bem com vista ao seu uso. Mas, além de satisfazer necessidades, gera despesa, frustrações e dependência. Vivemos, notoriamente, numa sociedade de consumo, onde o Homem tem necessidade de procurar o seu bem-estar com a aquisição de novos produtos. E, sabendo disso, as empresas de marketing e publicidade trabalham cada vez mais com o objectivo de cativar a atenção dos consumidores e aumentar a competição entre as marcas.

O consumismo está a substituir os ideais políticos e religiosos, converteu-se numa nova ideologia com mais seguidores do que se possa imaginar.

Como consumidores, devíamos preocuparmo-nos com a maneira como o produto foi elaborado, quais foram os efeitos desta produção sobre o meio ambiente, se as pessoas envolvidas na produção são tratadas justamente pelos seus empresários, se o produto foi rotulado ou anunciado sem afirmações falsas sobre as suas características. Enquanto consumidores, devemos ter claro que, quando adquirimos algo, isso vai ter repercussões tanto no ambiente como na sociedade.

Queremos que o nosso objectivo seja cumprido e, para isso, precisamos da tua ajuda. Deixa os teus comentários e/ou sugestões – faz ouvir a tua palavra!